<b>Falando nisso:</b> Os Sextos do Mundo - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Falando nisso: Os Sextos do Mundo
Notícia publicada dia: 18/10/2009

Em 2003, no Mundial de Lievin, na França, dois garotos de 15 anos estavam no Mundial pela primeira vez juntos.

Samy conduzia Amy, sua Border Collie, e a dupla foi eliminada na pista de Jumping e cometeu um refugo na pista de Agility.

Felipe conduziria Fanny, que por acaso é filha da Amy, mas infelizmente não foi encontrado o chip de Fanny e a dupla não pôde competir.

Seis anos se passaram e os garotos cresceram, os cães mudaram. Durante esse período, Samy conquistou o 3º lugar com Dana por equipes Midi no Mundial de 2007, fez o melhor tempo na pista de Agility Midi com Théo em 2008. Felipe esteve ausente dos Mundiais em 2006, 2007 e 2008.

Houve também dois opostos entre os dois. Samy se classificou com Chester e com Théo após vencer respectivamente a categoria Standard e Midi no Campeonato Brasileiro. Se manteve regular e rápido durante todo o Campeonato e foi para o Mundial como uma das grandes apostas do Brasil.

Felipe e Petit se classificaram através da Pré Seleção, na III Copa CBA. Era uma dupla relativamente nova e ainda não tinha a mesma regularidade que os cães mais experientes, porém com certeza uma das duplas mais rápidas do Brasil. A opinião sobre Felipe e Petit estava dividida: havia quem acreditasse que iriam se destacar enquanto outros não esperavam bons resultados.

Independente de como se classificaram, em um Mundial de Agility isso é ignorado e uma nova competição começa.

Após todos os imprevistos para que os cães viajassem, todos estavam na Áustria e se iniciava mais um Campeonato Mundial.

O primeiro a entrar em pista, ainda na Sexta Feira, foi Samy e Chester, no Jumping por Equipes Standard, e foram eliminados. Depois, com Théo, no Jumping por Equipes Midi, Samy foi eliminado novamente. A próxima pista, o Agility por Equipes Standard, Samy “lavou a alma” e conquistou o 7º lugar nessa pista após um Excelente Zerado.

No Sábado, toda a seleção brasileira deveria esquecer os resultados do dia anterior e começar um novo campeonato.

Novamente, Samy e Théo em pista, dessa vez competindo individualmente. Conquistaram então o 20º lugar naquela pista e teriam que aguardar até o dia seguinte para disputar as finais do Individual Midi, na pista de Agility.



Era a vez dos Standards. Em uma pista em que 63 de 114 cães conseguiram o Excelente Zerado, a diferença de tempo entre as duplas era muito pequena. Apenas 2,13s separavam o 1º do 30º colocado. Felipe e Petit após uma excelente pista conquistaram o 21º lugar e também precisariam aguardar até o dia seguinte, para disputar a pista de Agility que é o ponto forte da dupla.



Já no Domingo, era a decisão final. Como sempre, a ordem de entrada era o inverso do resultado obtido na pista do Jumping. Samy e Théo entraram em pista e fizeram o 10º melhor tempo da pista, subindo então no resultado combinado de 20º para o 6º lugar. Samy e Théo conseguiam mais um feito: após conquistar o melhor tempo no Agility individual de 2008, alcançavam a melhor posição de uma dupla brasileira individualmente em Mundiais.



Para encerrar o Campeonato, teríamos ainda a pista de Agility individual Standard. Felipe e Petit entravam em pista e assumiam a liderança! Enquanto isso, no Brasil, Eugênio e Artur assistiam diretamente da prova no Parque do Carmo ao vivo e torciam contra cada uma das duplas que entravam em pista na sequência. Ouvíamos exclamações a cada eliminação, falta, refugo ou tempo alto. Conforme as duplas foram entrando, Felipe e Petit terminaram aquela pista com o 6º lugar e o ótimo 6º lugar individualmente, igualando a melhor posição individual com Samy e Théo.



Os dois garotos, que estavam juntos em 2003, cresceram e se tornaram os sextos do mundo. O que podemos esperar deles? Samy com Théo e Felipe com Petit são duas duplas novas que poderão representar o Brasil muito bem em outros Mundiais e melhorar ainda mais a marca que conquistaram. Estaremos torcendo!

Renan Campos

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias