<b>XIBR:</b> retrospectiva, os campeões do G0Mini - CBA - Comissão Brasileira de Agility
XIBR: retrospectiva, os campeões do G0Mini
Notícia publicada dia: 08/01/2010
Na contagem regressiva, agora quando começo a escrever esse texto faltam exatamente 28 dias, 20 horas e 6 minutos para o início do XI (décimo primeiro) Campeonato Brasileiro de Agility. Esse será o quarto disputado desde que a regra dos 10% e do Unificado grau 3 foi criada.

Achei interessante fazer uma retrospectiva então dos Campeões de cada categoria, de 2006/2007 até a temporada passada 2008/2009, começando pelo iniciante Mini/Midi dos Brasileiros de Agility - ao lado, na foto, o Campeão do IXBR.

Como sabemos só é possível ficar um ano no iniciante, depois disso as duplas apenas competem pelo pódio e não mais por pontos desde que a CBA permita.

O também chamado grau zero é passageiro, existe no Brasil nesse formato, idealizado para abrigar cães acima de 12 meses que estão começando no esporte, para que condutores e cães ganhem experiência antes de partirem para o grau 1.

Em três anos de disputas tivemos 15 diferentes duplas nas primeiras colocações.

Abaixo as cinco melhores duplas do VIIIBR:

P Condutor Cão Raça
Regina Aoki Kiwi Pastor de Shetland
Dennys Gill Boston Terrier
Edson Joselito Jack Russel Terrier
Eduardo Phoebe Pastor de Shetland
Ana Luiza Luana Pastor de Shetland

Os Shetlands dominaram a tabela fazendo inclusive o Campeão, dando a entender que a categoria é dominada pela raça. Não foi isso que ocorreu no ano seguinte. Vamos ver a próxima tabela.

Abaixo as cinco melhores duplas do IXBR:

P Condutor Cão Raça
Julio Quinho Schnauzer
Rocio Cacique Boston Terrier
Tatiana Laika Welshi Corgi
Rocio Duna Boston Terrier
Aloísio Juka Terrier Brasileiro

A safra de Shetlands não amadureceu a tempo do Nôno Brasileiro de Agility deixando as primeiras posições para quatro diferentes raças. Três terriers entre os cinco, Bostons e Terrier Brasileiro. Um Schnauzer vence o ranking. Isso mudaria no ano seguinte.

Abaixo as cinco melhores duplas do XBR:

P Condutor Cão Raça
Roberto Sky Pastor de Shetland
Marcio Pierre Pastor de Shetland
Lucas Nina Poodle
Patrícia Petraki Pastor de Shetland
Milton Lila SRD

Na décima edição do Campeonato Brasileiro os Shetlands voltaram, com uma safra nova, ao topo do Ranking. No total seis exemplares da raça estiveram entre os 15 mais do Iniciante. O Boston Terrier com três ficou na segunda colocação.

Como já falamos uma dupla não pode ficar mais de um ano na categoria, além disso condutores grau 2 também não podem ranquear. Assim regina Aoki e Julio, mesmo que tivessem cães iniciantes, não poderiam participar para tentar o segundo título.

Interessante também é ver o rendimento das duplas quando passam para o grau 1 e seguir elas através dos demais graus. Dos cães campeões no VIIIBR apenas Luana segue no grau 1, mas com Eduardo Falcone e depois de ser rebaixada. Phoebe é grau 3 e está na pré-seleção 2010. As demais são grau 2.

Veremos mais nas próximas reportagens.

Fabiano Estigarribia


Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias