<b>Mundial 2011, a hora da decisão!</b> - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Mundial 2011, a hora da decisão!
Notícia publicada dia: 01/08/2011

Por: Vívian Razel

O Mundial de Agility na França está a caminho. De 6 a 9 de Outubro de 2011, 7 brasileiros e 9 cães estarão nos representando nesse grande evento no ano em que a FCI comemora seu centenário.

Recentemente foi divulgado o nome dos brasileiros convocados para esse Mundial. Na categoria Standard José Luiz Filho e Dino, Samir Abu Laila e Loli, Felipe Minet e Petit, Marcela Checchia e Magic e Tiago Rocha Vieira e Happy foram convocados, porém houve algumas desistências durante o processo de convocação, diferente dos anos anteriores. José Luiz, Marcela que normalmente integram a equipe abdicaram de suas vagas também com Bona e Neto, assim como Felipe.

Uma somatória de motivos fez com que Marcela não fosse para esse mundial. “... prioridade para acertar a minha vida profissional... outra viagem já programada para Setembro, onde eu e o Zé vamos viajar pela primeira vez sem os cães. Acho que devemos curtir um pouco mais, sem stress de competição. Claro que gostaríamos de ir para a França, mas para mim irá ficar ruim por serem as duas datas muito próximas...” explica Marcela e completa que outro motivo, talvez o de menor importância, é que não haverá ajuda financeiramente este ano.

O que levou Felipe a abdicar da vaga foi a falta de treino: “não estou focado no Agility como deveria estar pra uma competição deste porte, o Agility não está sendo prioridade em minha vida atualmente, então, como o gasto é muito alto e falta um "foco" eu preferi deixar de lado e não participar deste mundial... este foi o meu grande motivo!”

José Luiz abdicou da participação com seus dois cães por decisão pessoal: “Ficarei aqui torcendo por todos e me preparando para quem sabe o mundial de 2012.”

Com essas abdicações, Otávio Ferreira foi convocado com Evita e Pilim e também desistiu da vaga “eu gostaria muito de ir para esse mundial... mas agora eu comprei um carro e estou sem dim dim pra poder ir...” relata.

Com mais essa desistência, Bruno Moreno foi convocado com Gaya e acha que o significado de participar do Mundial em 2011 é a busca pelo lugar mais alto no pódio: ”Somente os melhores e os mais seguros de si estão em busca deste titulo” além de ser bem no centro Mundial na Cinofilia na sua festa de centenário.

Para Samir, que já competiu na França outras vezes, além de poder rever o amigo Patrick Servais, que o ensinou muito sobre Agility, estar nesse mundial será muito importante. “Dessa vez, não teremos um grupo tão grande, o importante será a união e a força de todos. Acredito que temos grandes possibilidades de trazer bons resultados para o Agility brasileiro!
O estreante Tiago usa há algum tempo uma frase no MSN que diz: Sonhos só deixam de ser sonhos depois de realizados. “Com certeza ir a esse mundial está sendo a realização de um sonho. Desde que comecei a praticar o Agility sempre sonhei em poder participar de um mundial. Isso mostra que sempre devemos acreditar e trabalhar muito para alcançar o que acreditamos. Com certeza será um momento inesquecível.”

Na categoria Mini, os convocados iniciais foram Paulo Prado e Blanka, Sônia Ueno e Beatriz e Kátia Cilene e Candy. Sônia, porém, desistiu da sua vaga com muita dor no coração para poder cruzar a Bia: “quem já foi sabe como e emocionante representar o pais e competir com pessoas de outros países, mas tive que tomar uma decisão muito difícil. Quero cruzar a Bia e ela esta com 6 anos, então não posso esperar mais.”

Com isso, Aurélio Schubert e Xena foram convocados que já tinha sua vaga garantida com Cacau. O significado do Mundial, para ele, passa pela realização do sonho de uma amiga até o resultado do trabalho conquistado. “sei da importância para o Val o fato da Xena estar indo, é a afirmação do trabalho feito por ela, afinal ela quem a treinou” e “estar indo com o Cacau, é mais um prêmio para ela, enfim, após tantas viagens é bom ver o resultado do trabalho culminar com mais um mundial. Talvez o primeiro mundial tenha sido a realização de um sonho, mas posso dizer que todos os mundiais são realizações!”

Paulo nos conta que “Colocar um dog em pista no mundial, é a prova para sabermos se estamos no caminho certo. Acho que nesse ano, eu a minha pequena grande Blanka estamos mais entrosados, e com isso posso dizer que realmente hoje formamos uma dupla!...”
“Ser escolhida pra representar meu país é sempre uma nova emoção” confessa Kátia e reforça o prazer que sente em viajar com um grupo que tem um objetivo em comum além de poder ver os melhores do mundo. “A emoção que a gente sente ao entrar em pista vale a pena todo o esforço da viagem, sempre vou tentar fazer o meu melhor, por mim, por meus cães e para levar o meu país ao topo, a emoção de ouvir o hino nacional em terras internacionais é a nossa recompensa.”

Compondo a categoria Midi, Samy Wroblewsky e Theo e novamente Kátia e Aurélio com Carol e Cacau respectivamente.

Samy nos dá vários significados para a sua participação nesse mundial além de poder representar o Brasil fazendo o esporte que ama: “Este mundial me faz pensar muito sobre o que eu já passei no Agility, há 08 anos eu fui competir no mesmo ginásio, tinha 15 anos de idade e não tive uma experiência agradável. De lá pra cá minha visão sobre o Agility mudou e hoje posso dizer que sou muito mais maduro e tenho muito mais respeito pelos cães, pelo esporte e pelas pessoas que praticam.” O segundo motivo que Samy refere é o Theo. “É um cão incrível e tenho um amor incondicional por ele... quando penso na minha história com ele, fico com a certeza de que ele foi feito para ser meu.” E termina: “O último motivo é que essa pode ser minha última viagem para mundiais, pelo menos por enquanto, pretendo rever muitas coisas e o Agility é uma delas, esporte que eu amo e que foi prioridade durante mais da metade da minha vida... agora vou pegar mais leve e por isso não sei quando vou voltar a um mundial que é uma competição incrível e eu vou sentir saudades.”

E assim, com gosto de sonhos realizados e em busca da realização de novos, os nossos brasileiros partem rumo ao próximo Mundial!

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias