Aposentadoria de UMA CAMPEÃ - Candy - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Aposentadoria de UMA CAMPEÃ - Candy
Notícia publicada dia: 29/05/2013

Com o final do XIV Campeonato Brasileiro de Agility (temporada 2012/2013) chegou ao fim também a carreira de uma dupla histórica do nosso agility.

Kátia e Candy estão entre as duplas mais vencedoras do agility brasileiro, com títulos nacionais e internacionais. São responsáveis por uma geração de ouro dos minis brasileiros e conquistaram tudo isso com muito amor e dedicação ao esporte.

Entenda um pouco mais de como essa dupla tão carismática chegou ao topo do mundo e à outros tantos títulos, quem nos conta é a própria Kátia.

Foto by Juliana SalesCBA: Como foi, e porque tomaste a decisão de tirá-la de competições?
Kátia: A Candy sempre gostou muito de fazer agility, ela é uma cachorrinha maravilhosa, e fica muito feliz quando estamos em pista., mas nas ultimas competições internacionais percebi que ela estava se cansando, correndo menos em pista, aí comecei a pensar em parar. Este ano ela vai fazer 11 anos, em setembro, o Campeonato Brasileiro já ia terminar e iria estrear a Polly, então pensei, chegou a hora!

Posso dizer que não e uma decisão fácil, quando entrei na ultima pista com ela e a coloquei no fica, um filme passou em minha cabeça e meus olhos se encheram de lagrimas, nunca mais vou esquecer esse momento, até hoje ainda me emociono. Pensar que esse gesto não iria mais se repetir com ela em uma competição, mexeu comigo, achei que seria mais fácil...

CBA: Você pensa em continuar treinando a Candy apenas para ela se divertir?
Kátia: Sim, penso em treina-la de vez em quando, como uma brincadeira, ela fica feliz de estar em pista comigo.

CBA: Qual foi a maior emoção na sua trajetória com a Candy? E qual foi o maior desafio?
Kátia: Tive muitas emoções com a Candy, mas não tem como negar que ganhar o Mundial (em 2008, Helsinki, Finlândia) foi a maior emoção da minha vida. Lembro que quando terminei a segunda pista zerada do time, tinha um pódio no fundo e ela foi direto para o primeiro lugar e ainda faltava o Paulo entrar com a Blanka. Quando ganhamos, abracei ela no chão e fiquei chorando sem acreditar, era nosso primeiro mundial e já éramos campeãs! A ficha demorou pra cair. Lembro até hoje quando estávamos na pré-pista, éramos os últimos e não podíamos errar. Agradeço a Deus por me dar essa alegria.

CBA: Qual o maior legado que esses anos de competição ao lado da Candy te deixarão?
Kátia: Todos esses anos ao lado dela me ensinaram muito, aprendi a ganhar, perder, rir, chorar e acreditar que sempre podemos melhorar.

CBA: Como campeã mundial que conselhos você daria para quem está começando e se mira em você como competidora?
Kátia: Acredito que tudo tem seu tempo e a hora certa para acontecer, se queremos muito uma coisa temos que criar a meta e trabalhar para isso, no agility não e diferente, já deixei de fazer varias coisas por causa do agility, para treinar ou competir, fiz muitas loucuras, mas valeu cada minuto. "Trabalhar a perseverança, a obstinação, não desistindo nem recuando diante de obstáculos” (Bernardinho).

CBA: Qual sua sugestão para quem deseja ter um amigo peludo saudável e disposto por tanto tempo?
Kátia: Acho que não precisamos treinar demais um cão para ele ser bom, o pouco e certo valem muito. Faz anos já que nos treinos eu passava a Candy uma, ou duas vezes em pista somente, às vezes só treinava zona, tinha semana que ela nem treinava, acho que isso contribuiu pra saúde dela e estendeu sua vida esportiva.

Títulos da Candy

Campeã I Copa Paulista 2008/2009
Campeã III Copa Paulista 2010/2011
Campeã IV Copa Paulista 2011/2012
Vice Campeã V Copa Paulista 2012/2013

Vice Campeã III Copa CBC

Campeã IX Campeonato Brasileiro 2008
Vice Campeã XI Campeonato Brasileiro 2009/2010
Vice campeã XII campeonato Brasileiro 2010/2011

Campeã mundial 2008 - por equipe Mini

Campeã Individual A&C 2008, 2011
Campeã Equipes A&C  2008, 2009,2013
Vice Campeã Equipes A&C 2012

Campeã Individual Open A&C 2011
Vice Campeã Individual Open A&C 2012
Campeã Equipe Open A&C 2008, 2009, 2011
Campeã Gran Jumping A&C 2011
Campeã Gran Agility A&C 2011

Fotos: 1 Katia, 2 Juliana Sales, 3 Antti Karppinen (Mundial 2008), 4 Katia (Mundial 2008), 5 Katia (Candy filhote) e 6 Ana Ambrozini.











Vídeo - Mundial 2008 - Agility por equipes



Vídeo - Mundial 2008 - pódio


Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias