Novidades sobre o XVI Brasileiro - regulamento - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Novidades sobre o XVI Brasileiro - regulamento
Notícia publicada dia: 13/10/2014
E nos dias 18 e 19 de outubro de 2014 teremos a abertura da décima sexta edição do Campeonato Brasileiro, nesta temporada com seis etapas. As duas primeiras no Dog World - Parque Canino, em Cotia. As inscrições já estão abertas. Esperamos contar com duplas de todas as regiões para fazer deste Brasileirão uma grande competição e preparação para o Américas e Caribe 2015 que ocorre em abril.

Importante lembrar que a meia noite, do sábado para domingo, começa o horário de verão 2014/2015 e os relógios deverão ser adiantados 1 hora. E a prova de domingo começa as 9 ao contrário da de sábado que começa as 10. É importante ficar atento para não perder nada.

Assim como fizemos quando lançamos o regulamento da VI Copa CBA, vamos agora com essa matéria tentar colocar alguns aspectos do regulamento do XVICBR. Por ser uma competição um pouco mais longa, a forma de pontuação será diferente, nos graus em que houverem rankings.

No grau 2 e grau 3 teremos rankings, enquanto que no grau 1, veteranos e iniciantes não. A premiação também seguirá o mesmo sistema adotado na VII Copa Paulista e na VI Copa CBA. Por pernas no iniciante e grau 1, do 1º ao 3º lugar, no grau 2 do 1º ao 5º e no grau 3 do primeiro ao terceiro colocado.

Nos rankings do grau 2 a primeira novidade. Os pontos que as duplas receberão serão apenas por pernas, obedecendo a mesma e conhecida tabela de outros campeonatos nacionais. O vencedor da pista leva 30 pontos se fizer um Excelente Zerado, se for um excelente 15 e com um muito bom serão apenas 5. A tabela completa de pontos pode ser vista no regulamento.

A maior modificação vem no ranking do grau 3. Uma nova forma de pontuação será implementada. Deixa de existir o TSP mais 10%. Passaremos agora a ter um tempo alvo. Esse tempo será a melhor passagem com até uma falta mais cinco segundos. Ou seja: a melhor dupla fez 35 segundos, o tempo alvo passa a ser 40 segundos. O primeiro colocado ganha 5 pontos e os demais receberão a diferença entre o tempo que marcaram e o alvo. Ex: se o segundo colocado fez 35,50, receberá 4,5 pontos naquela pista.

Confira o exemplo pratico retirado do Grau 3 midi da 3ª etapa do XV Brasileiro:
 

P Condutor Cão Raça
Tempo
Pontos
Qualificação
1 Vivy Jem Pastor de Shetland
38,31
2,12
Exc Zerado
2 Aurelio Cacau Pastor de Shetland
40,53
0
Exc Zerado
3 Samy Theo Pastor de Shetland
35,43
3,00
Excelente
4 Kátia Carol Pastor de Shetland
38,75
0
Muito Bom
5 Meire Pyatã Pastor de Shetland
44,21
0
Muito Bom
Fernando Teko Pastor de Shetland
--,--
0
NP

Observações:

- Vivy/Jem fizeram o melhor tempo zerado, mas o tempo alvo é determinado pela dupla Samy/Theo. No caso ele é 35,43;
- Aurelio/Cacau o segundo melhor tempo zerado ficou fora do tempo alvo;
- Samy/Theo fizeram um tempo abaixo do melhor zerado, então consideramos que ele recebe cinco pontos, porém como tem uma falta será penalizado com menos dois pontos, somando assim 3;
- Meire/Pyatça não receberiam pontos porque ficaram fora do tempo alvo e também porque apenas duplas com 5,99 de faltas recebem pontos.

Mais informações e outros exemplos podem ser encontrados no regulamento.

Gostaríamos de convidar todos para as provas que serão realizadas dias 18 e 19 de outubro no Dog World - Parque Canino. Será uma grande festa, com certeza é o lugar certo pra você que gosta de agility. O Campeonato Brasileiro é o maior e mais tradicional de nosso país.

Venha fazer agility com a gente!!!

CBA


Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias