Breve histórico de Yngve Sommer - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Breve histórico de Yngve Sommer
Notícia publicada dia: 21/08/2007
Nome: Yngve Sommer
Idade: 43
Cidade: Nykirke, Noruega (100 km da capital, Oslo)

Vivo em uma casa no interior com minha esposa Eirin e nossos dois filhos, Andrine e Henrik. Nos últimos 10 anos nós gastamos muito tempo para criar um lugar bom para nós e todos nossos animais vivermos. Nós amamos animais, e por isso temos a companhia de nossa Tervueren Lulu, dois cavalos, um gato, vários pássaros tropicais, algumas galinhas e um galo, e finalmente alguns peixes de aquário.

Por muitos anos o agility foi nosso principal hobby, minha esposa e eu competíamos desde 1990.

Eu consegui meu primeiro cão em 1989, um Lapphund Sueco. Ele não era um típico cão de Agility, mas juntos nós conseguimos muito nos anos 90.

Em 1995 nós ganhamos o Campeonato Norueguês, e também o título de "Cão de Agility do Ano". Nós fomos membros do time Norueguês de Agility de 1994 até 1998, e representamos a Noruega em muitos campeonatos Nórdicos e Europeus.

Minha esposa também esteve no time da Noruega de 1995 até 1999, e juntos compartilhamos o interesse pelo agility e conseguimos muitos amigos agiliteiros durante todos esses anos. Enquanto competíamos no Agility, nós viajamos muito por nossa conta pela Europa com nossos cães.

Meu segundo cão foi um Pastor dos Pirineus. Ele teve tudo para ser um bom cão de agility, e tivemos muitos anos divertidos juntos. Minha esposa teve 3 Tervuerens, com quem competia, e no máximo tivemos 5 cães juntos.

Mas a vida passa e os cães vão ficando velhos mais rápido do que as pessoas. Então agora temos apenas nossa fêmea de Tervueren Lulu. Ela tem 3 anos, e ainda é uma cadela de exposição. Falta de tempo é a razão de não podermos treina-la em Agility e Obediência tanto quanto nós gostaríamos. Outras prioridades nos últimos anos como ter 2 crianças pequenas, 2 novos cavalos e reconstruir nossa cassa são as razões principais.

Meu contato com o agility nos últimos anos têm acontecido através de meus julgamentos em pista.

Sou um Juiz de Agility pela FCI desde 1998, e tenho julgado frequentemente desde então. Eu estive julgando primeiramente em paises escandinavos, tanto em pequenas quanto em grandes competições. Julguei também no Campeonato Norueguês de 2005.

Uma das melhores coisas de ser um juíz, é ver meus percursos sendo resolvidos exatamente como planejei. É lindo e ótimo ver boas conduções e um ótimo trabalho de equipe entre um condutor e seu cão, e ve-los encontrar a linha perfeita no percurso. Então é divertido para o público assistir.

Mas mesmo se as coisas não são sempre como planejei, espero que todos possam apreciar o esporte e se divertir de qualquer jeito... E talvez as coisas serão melhor em uma próxima vez!!

Espero ansiosamente para encontrar muitos entusiastas do agility esse ano, e desejo a todos vocês boa sorte praticando esse ótimo esporte.

Yngve Sommer

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias