5ª e 6ª etapas do Carioca: por Maria Valladares - CBA - Comissão Brasileira de Agility
5ª e 6ª etapas do Carioca: por Maria Valladares
Notícia publicada dia: 21/11/2007
O fim-de-semana foi de dose dupla para os agiliteiros do Rio. Na seqüência do V Campeonato Carioca, ocorreu no sábado a 5ª Etapa, seguida pela 6ª Etapa no domingo, ambas no Floresta Country Club, no Itanhangá.

Houve muita agitação no treinamento para a competição. Um fim-de-semana antes algumas duplas chegaram a se reunir para um treinão coletivo. A chuva atrapalhou um pouco, mas houve quem treinasse mesmo na lama. Afinal havia a promessa da presença de dois juízes inéditos, o que representava uma ótima oportunidade de conquistar Excelentes Zerados e tentar avançar de grau.

Tudo estava pronto até que três dias antes a organização foi surpreendida com um contratempo. Os juízes homologados suspenderam a participação e com isso as provas corriam o risco de não ocorrer. Mas foi graças à prontidão de Rafael Borges, Sérgio Dias e Jorge Pais que tanto trabalho não foi por água abaixo. Os três aceitaram de imediato julgar as provas, junto à Giovanni Barsanti. No fim o imprevisto terminou por acarretar somente um pequeno prejuízo para a organização, visto que os troféus, já prontos, tiveram que ser refeitos.

No sábado a espera chegou ao fim e os competidores puderam pôr à prova todo o treinamento. Logo na primeira pista o resultado de tanta dedicação foi recompensador. A competição alcançou um elevado nível com a seqüência de Excelentes Zerados e suas comemorações fervorosas. No Grau I conseguiram EZs as duplas, entre outras, Marcelo & Bob, Giovanni & Trip e André & Pipa. No Grau II, André & Selva e Jorge & Simba também chegaram mais perto do grau seguinte. No Iniciantes um dos EZs foi de Maria & Zael.

Além do recorde de EZs, a 5ª Etapa registrou também um número inédito de estréias no Campeonato. Iniciaram em pista Monique & Onda e Vitor e Faísca, ambas as duplas na categoria Iniciantes Mini/Midi. Bernardo & Giullia e Alexandre & Reizinho, que não correu por claudicação, retornaram ao circuito depois de um tempo afastados. Laurinda & Thug abandonaram o Iniciantes para competir no Grau I.

Bernardo e Giullia, Border Collie, no Grau I Ao fim da competição, uma surpresa. Como organizador do evento, Jorge Pais anunciou: “Todos sabemos que o sucesso do Agility depende de divulgação. Nós gostaríamos de homenagear um competidor que sempre convida pelo menos três amigos para prestigiar nossas provas, André Caffaro”. André conduz duas Boiadeiras Australianas, Pipa no Grau I e Selva no Grau II. Parabéns à Funny Dogs pela iniciativa de reconhecer as pessoas que ajudam o Agility à crescer.

André recebe a homenagem de Jorge Após uma merecida noite de descanso, os competidores voltaram à pista na 6ª Etapa. Além da presença de todas as duplas do dia anterior, recebemos também as novas duplas Nathália & Isis, Border Collie Iniciante, e Alexandre & Black, Border Collie Grau I.

Desta vez a disputa seria não somente contra os outros competidores, a pista e o relógio, mas também contra o clima. O tempo nublado de sábado deu lugar à um calor escaldante, que foi agradavado ainda pela falta de água para os condutores. Mas ninguém baixou a guarda e os resultados continuaram a orgulhar.

Um dos destaques do dia foi para Marcelo & Bobby, S.R.D. Midi. Das quatro pistas do fim-de-semana, a dupla zerou três. Como dois dos EZs foram com o mesmo juiz, eles permanecem ainda à um passo do Grau II.

Já no Iniciantes, quem fez a platéia vibrar foi Vitor & Faísca. Com apenas 8 anos, Vitor deu um show de condução fechando a pista em apenas 24 segundos com somente uma falta. Fica aí uma prova de que Agility não tem idade.

E também não faltou homenagem no domingo. A Funny Dogs prestigiou desta vez Alexandre Fatudo, veterinário da equipe e também condutor. Alexandre conduziu seu Pitbull Taywan, que ilustrou os troféus do dia, provando ao público que Pitbull não é o monstro que faz a mídia. Atualmente Taywan encontra-se afastado das pistas e Alexandre está conduzindo Black, o Border Collie de Marcelo. Isso por que quem conduz sabe que é impossível ficar afastado do esporte!

As provas terminaram por volta das quatro da tarde, e todos encontravam-se exaustos da dobradinha. O cansaço foi tanto que alguns competidores literalmente desmaiaram de sono. Sérgio Dias, após sua passagem pelo Grau III com sua Border Collie Akxé, tombou sobre as caixas de seus cães e dormiu ali mesmo. Logicamente foi flagrado ao acordar assustado e sem entender nada com seu acampamento desmoronando sobre sua cabeça.

Mais duas etapas se passam e a pontuação começa a definir quem lidera as categorias. O Campeonato continua agora ano que vem na 7ª Etapa dia 13 de Janeiro. Mas as duplas não podem esfriar os motores. Em Dezembro teremos uma prova oficial fora do campeonato. Maiores informações serão disponibilizadas em breve no site do Agility Carioca, www.agilityrj.com. Um abraço e até lá!

Maria Valladares

Resultados de sábado (5ª Etapa):

Iniciantes Mini/Midi – Maria & Zael, Pastor de Shetland

Grau I Midi – Sérgio Dias & Nill, Pastor de Shetland
Grau I Standard – Giovanni & Trip, Border Collie
Grau I Q.R.M.B.C. – André Caffaro & Pipa, Boiadeira Australiana

Grau II Mini – Jorge Pais & Faísca, Pastor de Shetland
Grau II Standard – Jorge Pais & Simba, Border Collie
Grau II Q.R.M.B.C. – André Caffaro & Selva, Boiadeira Australiana

Grau III Mini – Robson & Rambo, Yorkshire Terrier
Grau III Standard – Sérgio Dias & Akxé, Border Collie

Resultados de domingo (6ª Etapa):

Iniciantes Mini/Midi – Vitor & Faísca, Pastor de Shetland
Iniciantes Standard – Nathália & Isis, Border Collie

Grau I Midi – Marcelo & Bobby, S.R.D.
Grau I Standard – André Caffaro & Pipa, Boiadeira Australiana
Grau I Q.R.M.B.C. – André Caffaro & Pipa, Boiadeira Australiana

Grau II Mini – Jorge Pais & Faísca, Pastor de Shetland
Grau II Standard – Jorge Pais & Simba, Border Collie
Grau II Q.R.M.B.C. – Chu & Aloha, Labradora

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias