Retrospectiva Américas e Caribe 2000->2007 - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Retrospectiva Américas e Caribe 2000->2007
Notícia publicada dia: 24/03/2008
2000 Argentina

A história do Brasil em Américas e Caribe começa no ano 2000, casualmente também em Buenos Aires  - Argentina (Centro de Exposição Costa Salguero) mesma cidade onde vai ser realizado o A&C de 2008. Naquele ano o Brasil foi representado por cinco duplas. Os condutores foram: Dan, Hélio, Sam, Samir e Tamaio, respectivamente com Jullie, Kim, Wallace, Billy Boy e Billy1, quatro Borders e um Terrier Brasileiro.

O Brasil estava no início de um trabalho, começando o Agility, a Argentina a frente com mais experiência e mais duplas, é óbvio. Mesmo assim Hélio com Kim (Terrier Brasileiro) sobem ao pódio no Mini com um excelente 2º lugar

O Time Brasileiro Standard vai consideravelmente bem ficando com a 4ª colocação no combinado Agility + Jumping.

O piso foi de carpete.

FOTO BY VIVIAN RAZEL2001 Brasil

Depois de viajar à Argentina os Brasileiros tiveram a oportunidade de competir em casa - Sâo Paulo - e assim vencemos todas as provas por times e individuais. Muito pouca coisa pode ser lida sobre as provas, principalmente na parte de resultados. Tamaio e Billy1 conquistaram o Standard Individual, categoria onde o Brasil tem muita força.

Novamente o piso foi o Carpete.

2002 Colômbia

Em 2002 o Brasil já é considerado uma força dentro do Agility, porém não leva muitas duplas para a Colômbia, são apenas quatro, três com Tamaio e uma com Hélio. Tamaio é pela segunda vez Campeão no Standard individual (Bi-Campeão) com Billy 1, e Hélio sobe no Midi individual, melhora o desempenho de 2000 com Kim ficando com a 1ª colocação. Não, não está errado, Kim competiu no midi porque a categoria foi criada naquele ano. Antes existiam apenas Minis e Standards no agility FCI.

Tamaio e Hélio conquistaram uma prova que não existe mais, de duplas, com Billy1 (Tamaio) e Billy Branco (Hélio). O primeiro lugar no time Standard também foi Brasileiro, os dados não são precisos, ao que tudo indica Tamaio entrou com três cães (Billy1, Billy Branco e mais um).

Piso? Carpete, ora.

2003 Perú

Nesse ano o Brasil leva o primeiro time não Standard para um A&C fora do país, Dante e Hélio fazem parte deste, o primeiro com Cuica (Pastor de Shetland), e o segundo com Kim (Terrier Brasileiro) e um outro Shetland, o Turbo. No Standard temos Dan com dois cães Blue e Dina, sem um time.

Individualmente o Brasil faz 1º, 2º e 3º  no Midi com Dante/Cuica, Hélio/Turbo e Hélio/Kim. Dan fica em 3º com Blue e em 4º com Dina.

O time Midi Brasileiro leva a 1ª colocação enquanto que um time misto entre Brasil e Colômbia, formado por Dan e seus cães mais David Rodrigues/Bad Boy ficam com a 2ª colocação.

O piso desta vez, quebrando a regra, é a grama natural escolhida na última hora, porque ia ser carpete.

2004 e 2005 -  Brasil não participa do Américas e Caribe

2006 Colômbia

Novamente na Colômbia, para esse Américas e Caribe o Brasil leva uma equipe maior, foram sete condutores - Aurélio (Cacau), Carlinhos (Didier/Kuka) Dan (Dana e Dina), Marta (Billy Jr.), José Luiz (Bira e Spike), Robson (Rambo) e Samir (Billy Brown) - um time Midi, um Standard e duas duplas Mini.

No Mini individual o Brasil fez 1º e 2º respectivamente com Zézinho/Spike e Robson/Rambo. No Midi 1º para Carlinhos/Kuka (Pastor de Shetland) e 3º para Dan com Dana (Border Collie). Aurélio e Cacau (Pastor de Shetland) ficam com a 5ª colocação.

No Standard domínio total dos Brasileiros e BC´s, as cinco duplas BR ficaram entre as dez melhores. Zézinho/Bira em 1º, Carlinhos/Didier em 3º, Samir com Billy Brown em 4º, Marta com Billy Jr. na 5ª colocação e Dan com Dina na 8ª . O título da dupla Zé/Bira é o 3º de uma dupla STD Brasileira no Américas e Caribe.

Entre as equipes o Brasil leva o 1º lugar no time Midi e fica em 3º entre os Standards.

O piso volta a ser o Carpete.

2007 México

O Brasil leva para o México outra equipe grande, vários cães e vários condutores. Se na Colômbia foram 10 cães e 7 condutores, ao México foram seis condutores e "apenas" oito cães.

Aurélio/Cacau (Shetland), Connie/Bóris (SRD), Dan/Dina (Border Collie), Lennon (Shetland) e Redy (Border Collie), Henrique/Panda (Shetland), Rodrigo/Panda (Border Collie) e  Valéria/Xena (Schnauzer)

Sem minis na delegação Brasil tinha times Midi e Standard.

Individualmente o Brasil fica com a 2ª colocação entre os Midis com Henrique/Panda, as demais duplas midis terminaram o A&C sem colocação.

No Standard a quarta vitória Brasileira, desta vez Dan com Dina levam o caneco pra casa, na oitava edição o quarto título para o Brasil.

O time Midi formado por Aurélio e Cacau, Dan e Lennon mais Henrique com Panda fica com a 2ª colocação, já o time Standard termina com a 4ª.

Pela primeira vez o Brasil compete na grama sintética dentro de um Américas e Caribe..

2008 Argentina

É uma pena que algumas competições não estejam documentadas como deveriam, fato que prejudicou a pesquisa. O melhor Américas e Caribe do Brasil, tirando é claro o de 2001, foi sem dúvidas o da Colômbia em 2006 com vários condutores ocupando posições de destaque. Lá fizemos a primeira colocação individualmente no Mini, Midi e Standard, das nove posições individuais no pódio seis foram brazucas.

Para Buenos Aires 2008 a maior a visitar um país, 30 cães (17 Standards, 9 minis e 4 midis) e 26 condutores, teremos pela primeira vez times nas três categorias, dois Minis, um Midi e dois Standards, tornando nossas chances ainda maiores. Outro fato importante é a presença feminina, nunca antes tantas mulheres haviam participado de uma seleção, são 10 ao todo.

Vamos aguardar e torcer por todos que, com certeza, vão fazer bonito em Buenos Aires, boa sorte!!!

Abraço à todos.

Fabiano Estigarribia

Fontes de Pesquisa
http://aurea.userworld.com/paginas/aylen/results.php
http://www.agilitynews.com.br
http://www.agiliteiros.com
http://www.bordercollie.com.br
http://www.caespastores.com


Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias