<b>Aula Virtual de Agility Nº1:</b> por José Luiz - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Aula Virtual de Agility Nº1: por José Luiz
Notícia publicada dia: 05/05/2008
Por incrível que pareça, nossa primeira Aula de Agility não será de condução e nem de introdução aos obstáculos, ela será de como ensinar um cão a comer e a brincar (que são os dois instintos que iremos precisar para que possamos ensinar o resto da vida de nossos cães).

Acho três fatores importantes para obter sucesso em nosso treinamento e objetivos, canalizar o cão em seus instintos.

1- Gostar de Brinquedos (bolas, mordedores, panos, etc. o que for) -estaremos usando o instinto de caça.

2- Gostar de Petisco (industrializados, sua própria alimentação e etc... o que ele gostar) - chamaremos de seu instinto de presa.

3- Afinidade - acho muito importante que o cão goste de nós e vice versa, para termos mais confiança.

Com esses três fatores, podemos ensinar tudo no agility e seguir qual for a metodologia de ensino para nossos amigos.

Como faremos para ele gostar de brinquedo?

Claro que quando o cão é filhote isso fica mais fácil, tiraremos algumas vezes por dia se possível, para brincarmos e canalizarmos ele no brinquedo. Primeiro é importante termos um brinquedo que seja de acordo com nosso amigo (bolas, mordedores, etc.), daí começamos a provocá-lo, movimentando o brinquedo para cada lado e deixando que o cão tenha a iniciativa de ir buscar e morder. Isso se faz gradativamente, lembrando quem sempre ganha essas brincadeiras são os cães, para que cada vez mais goste de brincar.



Como faremos para ele gostar de petisco?

Gosto de fazer isso antes de sua alimentação, que é a hora que ele está com um pouco mais de fome, onde posso ensinar a ele a comer em minha mão e que seja prazeroso para ele. Com o petisco na mão (pode ser a própria alimentação), incentivo ele a vir comer, podemos movimentar a mão até que ele alcance o objetivo. Depois que ele já sabe comer em minha mão, começo a exigir alguns comandos dele para que ele entenda que depois que fazer o que eu pedir ele ganha o petisco.

Claro que tanto no Brinquedo como no Petisco, trabalhamos sempre com muito carinho, para cada vez mais ganharmos confiança com os cães.

Espero que tenham entendido e gostado dessa nossa primeira Aula.

Qualquer dúvida pode entrar em contato:

Joseluiz@hundewelt.com.br

Abraços e até a próxima.

Jose Luiz

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias