CBA entrevista o Campeão do Grau 2 mini - CBA - Comissão Brasileira de Agility
CBA entrevista o Campeão do Grau 2 mini
Notícia publicada dia: 13/07/2008
Por mais estranho que isso seja, resolvi escrever também aqui. Ao escrever para o site da CBA, dificilmente falava sobre a minha opinião. Então, vou aproveitar a oportunidade do título do Spoke para escrever um pouco. Rs

Spoke e eu começamos no Grau 2 na 5ª etapa, foram 10 etapas no Campeonato Brasileiro no Grau 2 Mini. Mesmo que fossem poucas duplas, em sua maioria apenas 2, vencemos 6 das 10 etapas em que participamos.

- Como começou a praticar Agility com o Spoke?

Eu competia com a Amy antes para aprender a conduzir, mas para mim ela não gostava de fazer Agility, fazia mais para me agradar, então resolvi parar. Quando o cachorro está mais velho você se concentra tanto em deixá-lo mais rápido que acaba não prestando atenção na condução.

O Spoke estava parado, e eu também, então resolvi pedir ao Dan para conduzi-lo. Foi difícil no começo por ter me acostumado com a Amy, que não precisava ajudar tanto, mas o Spoke me ensinou mais do que ela em como conduzir.

- Como foi a temporada para você?
Essa foi a primeira temporada completa em que eu participei. Comecei com a Amy e só fui competir com o Spoke a partir da última etapa de 2007, no Campeonato Paulista. Gostei da temporada, eu não tinha nenhum título e conquistamos o Grau 1 Mini Paulista e Grau 2 Mini Brasileiro. É “pouco” , mas para mim é o suficiente!

Uma das melhores coisas dessa temporada foi, depois das provas no Hundewelt, lembrar porque comecei a praticar Agility. As vezes que sai bravo da pista com o Spoke ou, principalmente, com o Lennon (rs) são o oposto daquilo que eu buscava quando comecei. Assim as provas do Pet Memorial foram excelentes para mim, voltando ao que era: me divertir com os cães.

- O que você achou do Grau 2 Mini?
Fico triste por nessa categoria haver poucos cães. O Mini é uma das categorias que precisa melhorar no Brasil. Podemos ver pelo número de etapas que demoramos para que a 1ª dupla Mini Grau 1 pontuasse no Campeonato Brasileiro.

No Grau 3 Mini temos duplas excelentes mas precisamos melhorar no grau 1 e Grau 2, são poucos cães.

Durante muitas etapas as únicas duplas Grau 2 Mini eram Edson com a Krika e eu com o Spoke. Complicado né? Na última etapa já tivemos um aumento significativo, esse número (ou maior) deveria ocorrer durante todo o Campeonato.

- O que significou esse título para você?
Para mim foi ótimo, sei que pelo número de duplas na categoria o título foi mais “fácil”, porém foi onde o Spoke e eu conseguimos chegar e estou feliz com o resultado. Por mais que pareça simples, não é fácil conduzir um cão treinado por outra pessoa. O Spoke tem vícios devido as técnicas da época em que foi treinado e é diferente da maneira que eu conduzo. Então ainda estamos em constante adaptação.

- Quais são as suas expectativas para o próximo Campeonato?
São muitas. Com o Spoke, continuar o trabalho no Grau 2 e, se eu achar que ele está mais rápido, quem sabe brincar no Grau 3. Quero deixa-lo o mais regular possível.

Por mais doido que o Lennon seja, adoro ele e ainda acredito que podemos ir bem. Temos algum tempo até voltarmos as competições e espero que nos acertemos nessa temporada.

Tem ainda a Sharon, estreamos no Hundewelt e conseguimos um Excelente Zerado. Foi ótimo por ser a primeira cadela que eu treinei, gosto muito da trajetória dela em pista. Vamos ver o que vai dar.

Espero pegar algum cão novo para começar a treinar, acho que já estou mais preparado. Estou esperando uma ninhada que eu goste, vamos ver!

- Quer agradecer a alguém pelo título?
Nossa, muitas. Em primeiro lugar, Leo e Samy. Sem vocês eu conduziria muito pior do que eu conduzo hoje! Rs Me ensinaram também como treinar os cães, além da amizade durante esse tempo, enfim. Devo muito a eles! Ao Dan, pela oportunidade e pela confiança, por “ter me acolhido” e por me deixar ser parte da equipe Dog World.

Gabi, Fernanda, Martinha e Aurélio, obrigado pela amizade e por deixar cada prova melhor ainda!

- Uma mensagem para os praticantes de Agility!
Nunca se esqueçam porque começaram a praticar Agility, títulos são conseqüência. Aproveitem a companhia dos seus cães!

Renan Campos

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias