Saiba mais sobre o Open Europeu 2008 - CBA - Comissão Brasileira de Agility
Saiba mais sobre o Open Europeu 2008
Notícia publicada dia: 21/07/2008
Acontece nesse final de Semana, 19 e 20 de Julho, o Open Europeu na cidade de Gelsenkirchen, Alemanha.

Ontem, dia 19 de Julho, aconteceram as provas individuais e enquanto escrevo esse texto, ocorrem lá as competições por times.

Lembrando que para muitas duplas, o Europeu é uma preparação para o Campeonato Mundial. Assim, a equipe Brasileira enfrentará muitas boas duplas que apareceram nesse Europeu!

O Open Europeu funciona da seguinte forma:

No individual, temos uma pista de Agility e uma de Jumping para as 3 categorias, em que as faltas e tempo são contadas separadamente.

Cada competidor ganha pontos por cada pista (Agility ou Jumping) separadamente e de acordo com o número de participantes nessa categoria do seu país, o segundo lugar ganhará um ponto a menos, o terceiro ganhará dois pontos a menos e assim vai. Uma eliminação vale 0 pontos. Os vencedores de cada categoria do Europeu anterior já estavam pré classificados.

As três melhores duplas nessa soma, de cada categoria e de cada país irão para a final.

A ordem na final é definida de acordo com a pista de Agility individual. Os mais rápidos entram em pista por último, independente do número de faltas que tiveram.

Se ficou confuso, vamos a um exemplo:

A equipe da Dinamarca tinha 10 duplas Standard. O melhor colocado da Dinamarca na pista de Agility ganha 10 pontos, o segundo ganha 9, o terceiro 8, etc. No Jumping, o melhor colocado da Dinamarca ganha mais 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, etc.

Somando os resultados, as três melhores duplas iriam para a final.

Então, vamos ao resumo dos resultados finais:

Na categoria Mini, Susanne Prier (Dinamarca) com sua Sheltie Unique venceram com mais de um segundo de folga para o segundo colocado. Em segundo lugar, Uschi Sattler com Sugar, seu Parson Russel, competiram representando os donos da casa. Já em terceiro lugar, Bernadette Bay com Hex, sua Shetland, representaram a Inglaterra.

Vale lembrar que a Unique e a Hex são da criação da Bernadette Bay, como comentamos em um artigo aqui no site da CBA. Então mais um motivo para ela comemorar! A Bernadette estava no time da Inglaterra do Mundial do ano passado com seu outro Sheltie, quando conquistaram o 2º lugar por Times Midi (ficando na frente do Brasil...).

Por mais que tivéssemos duplas da República Tcheca, a Campeã Mundial Mini do ano passado não competiu nesse Europeu.

Na categoria Midi, Silas Boogk venceu com sua Shetland Caja, mostrando que não é bom apenas com cães Standard. Vocês já entenderão o porquê.

Em 2º e 3º lugar, dobradinha da Rússia: Liubov Zvorigina e seus dois Border Collies, Unity e Butterfly.

Nosso amigo português Hugo Souza com seu Cocker Trantor conquistaram o 21º lugar. Patrick Servais cometeu uma falta e conquistou o 29º lugar, já Silvia Trkman e La não estiveram presentes na competição, já que La está se recuperando de uma operação.

Na categoria Standard, Silas Boogk novamente vencendo, agora com Back, representando a Alemanha. Silas venceu o Europeu do ano passado, e esse ano venceu com seus dois cães! O segundo lugar ficou com a inglesa Leah Gardner e Herbie e o 3º lugar com a italiana Michaela Cerna e seu Border Collie Jack.

Destaque para a participação brasileira nesse Europeu, Dante Camacho com Smeagal, conquistando o 8º lugar. Parabéns Dante!

Sérgio Souza e Ben conquistaram o 17º lugar, Filipe Vilhena e Mel, o 24º, ambos representando Portugal.

Na competição por times, que aconteceu hoje, há o Combinado Mini/Midi, mesmo que não possa haver a mistura de uma dupla Mini com duplas Midis em um mesmo time.

Você pode montar um time com 3 ou 4 duplas. No caso de 4 duplas, o pior resultado do Agility e o pior resultado do Jumping será descartado.

Novamente os pontos são por cada pista. O melhor colocado ganha de acordo com o número de times na categoria(4 x número de times). O segundo colocado teria um ponto a menos, o terceiro teria dois pontos a menos... Seriam somados os três melhores resultados do Agility e os três melhores resultados do Jumping de cada time para definir o Campeão por Time Europeu. Era possível misturar times com duplas de outros países e era possível montar mais de um time por país. Detalhe também que cada time tinha o seu nome.

Exemplo:

Tivemos 89 times na categoria Standard. Então, o máximo de pontos que uma dupla poderia fazer em cada pista era 356. O segundo colocado faria 355, o terceiro teria 354, e assim sucessivamente.

Vamos aos resultados finais:

No Mini/Midi, o time campeão foi o French Friend ‘S one, um dos times Mini Francês. Em 2º lugar, Italian Terrier, da Itália e em terceiro lugar, Fantastic Four Hungary, da Hungria. Recentemente vimos aqui no site da CBA a matéria sobre os Schipperkes. Pois bem, tivemos um nesse time da Hungria!

No Standard, França novamente, com o French Friends ‘L one, em segundo lugar o time russo Russian Stars e em terceiro lugar o GB Large Team 4.

Parabéns a Portugal pelo 1º lugar por times na pista de Agility!

E assim encerramos mais um Open Europeu de Agility. Agora sim, que venha o Mundial!

Para mais informações sobre o Europeu, visite: http://www.agility-eo.de/

Renan Campos

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias