III Copa CBA 1ª e 2ª etapas por Renan Campos - CBA - Comissão Brasileira de Agility
III Copa CBA 1ª e 2ª etapas por Renan Campos
Notícia publicada dia: 19/08/2008

Fotos: Daniel Neves

Depois de um ano, voltamos a Copa CBA em Itu, no Camping Paineiras, local muito conhecido dos agilitistas brasileiros. Embora nas duas edições anteriores o local sediou as finais da Copa CBA, dessa vez foi escolhido para sediar as etapas iniciais, nos dias 2 e 3 de Agosto.

Começamos a prova com o julgamento da Camila nas pistas de Iniciante e Grau 1. Essa foi a primeira etapa em que os Iniciantes competiriam em duas pistas e que receberiam premiação de acordo com o resultado combinado. Camila julgou bem, montando as duas pistas do Iniciante com agilidade. A Comissão de Arbitragem concedeu nota positiva a Camila, estreando os novos modos de “seleção” dos juízes nacionais.

Falando em juízes, ainda no Sábado tivemos a reciclagem dos juízes. Os demais que não estiveram presentes nem na reciclagem do dia 2 ou com o Luís Narciso devem se reciclar em São Paulo com Artur Pires, Dan Wroblewski ou Eugênio Minet, no Rio de Janeiro com Jorge Pais e no Rio Grande do Sul com Aurélio Schubert, para poderem julgar novamente.

Começamos, também, a contar com 3 juízes por provas. A segunda pista do Grau 1 da 1ª Etapa contou com José Roberto, que incluiu a mesa para desespero de alguns. No Open Grau 2 e 3, a pista foi julgada por Dan Wroblewski.

O desenho da pista foi anexado atrás da Secretaria e muitos já pensavam na condução que fariam.

Na pista de Agility, 3 “infiltrados” do Grau 2 chegaram entre os 10 mais rápidos: Samir e Lola, Samy e Theo e Mauro e Nina, em 8º, 9º e 10º respectivamente. A volta mais rápida ficou com André e Fenômeno, com o tempo de 34,52s, vencendo o segundo colocado Otávio e Evita por 1,35s.

Já no Jumping, apenas Samir e Lola do Grau 2 estiveram entre os 10, conquistando o 5º lugar. O primeiro lugar ficou com Samir e Dino, com 27,36s, foram 1,15s na frente do segundo colocado Tamaio e Bilão. O 3º lugar da pista ficou com Aurélio e Cacau, colocando um Midi entre os Standards.

Foi uma corrida contra o tempo, tanto individual quanto “geral”. Já que não contaríamos com luz artificial, precisávamos terminar antes do sol se pôr.

No Domingo, antes da 2ª etapa começar, tivemos a prova teórica aplicada pelo Eugênio Minet, para a formação de novos árbitros de Agility brasileiros, mais uma iniciativa da Comissão de Arbitragem. A prova prática já tem data agendada, 12 de Outubro.

As pistas do Iniciante e uma pista do Grau 1 foram julgadas pelo Tiago, que também recebeu nota positiva pela Comissão de Arbitragem. A segunda pista foi julgada pelo José Ernesto e, logo após, tivemos a premiação do IX Campeonato Brasileiro.

O Open Grau 2 e 3 foi julgado pelo Artur. Tivemos que colocar areia na pista em alguns pontos devido a forte chuva. Como disse o Alex no final da prova, “Alguém precisa renovar o contrato com São Pedro”.

No Agility, o Artur usou o salto combinado, que há algum tempo não era utilizado. Entre os mais rápidos, tivemos um empate, e nada de cães Standard: um Mini e um Midi. Paulo com Blanka e Simone com Hera conseguiram o tempo de 34,12s. Os “infiltrados” do Grau 2 foram: José Luiz e Neto, em 5º, Vivyane e Garrincha, em 7º, e Eugênio e Fidel em 9º.

No Jumping, o menor tempo da pista foi de mais uma dupla “infiltrada”, dessa vez do Grau 2 Mini, Samy e Dory, com 30,58s. O segundo lugar ficou com dois Standards. Empatados, Marta com Billy Jr e Rodrigo com Panda conseguiram o tempo de 31,33s. A diferença entre os tempos foram muito apertadas: entre o 2º e 10º colocado, a diferença foi de apenas 0,89s.

E assim terminamos o chuvoso final de Semana em Itu, com as 2 primeiras etapas da Copa CBA. Temos ainda 8 etapas para definir as coisas, lembrando que ainda temos os descartes... Tem muito para acontecer ainda!

Até a 3ª e 4ª etapa, no Decathlon!

Renan Campos

Fotos: Daniel Neves
http://picasaweb.google.com.br/danielmn35/

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias