<b>WC2008:</b> árbitro Anne Savioja - CBA - Comissão Brasileira de Agility
WC2008: árbitro Anne Savioja
Notícia publicada dia: 25/09/2008
É uma grande honra julgar o Campeonato Mundial na minha terra natal. Ao mesmo tempo esse acontecimento é uma oportunidade inesquecível para mim pessoalmente, para celebrar meus 20 anos como uma competidora de Agility.

A primeira vez que eu vi obstáculos de Agility foi em 1987. Minha carreira como competidora começou com meu Schnauzer Miniatura no Helsinki International Dog Show em 1988. Desde então eu compito com Schnauzer Miniaturas, Pinschers Miniatura, Schnauzer Gigantes, Boston Terriers e Border Collies. Em 1991 eu fui condutora reserva no primeiro Campeonato Europeu em Helsinki, e em 1992 eu estive no time finlandês em Lyon, França.

Eu estive em dois seminários para juíz de agility: em 1995 um seminário não-oficial com Peter Lewis e Johm Gilbert e em 1997 no Kennel Club Finlandês, desta vez oficial. Desde então estive julgando muito na Finlândia, assim como no exterior: algumas funções nos Campeonatos Finlandeses, nas classificatórias para a seleção, em competições nacionais e internacionais e uma vez no Campeonato Nórdico como uma juiz assistente.

Eu nasci em Helsink mais ou menos a 50 anos atrás e hoje estou vivendo na vizinhança da nossa capital, em Espoo. Duas filhas minhas já saíram de casa, uma ainda vive comigo. Tenho ainda 3 gatos e 5 cães perambulando pela minha casa: dois Border Collies (mãe e filha, 7 e 3 anos), um Pinscher Miniatura (12 anos), um Schnauzer Miniatura (4 anos) e um Boston Terrier (10 anos). Todos ainda competem, alguns mais, outros menos. Algumas vezes as Border Collies se divertem comigo em testes de obediência. Nós estamos competindo em obediência nos níveis 2 e 3.

Treinando e ensinando sempre esteve por perto desde que comecei a competir. Hoje em dia eu ainda tenho um grupo de treino que se reúne na nossa pista, Helsingin Agility Urheilijat.

Eu gostaria de agradecer a todos os finlandeses e os competidores dos outros países, assim como os organizadores da competição, pelos anos em que trabalhamos e nos divertimos juntos. Ainda gostaria de agradecer aos meus colegas finlandeses pelo apoio que eu recebi: farei o melhor para fazer com que o Campeonato Mundial de Helsinki um evento inesquecível, de um modo positivo é claro!

Anne Savioja

Traduzido por Renan Campos

Central de Carteiras
Últimas Solicitações
Renovação de Carteira
Novas Carteiras
Buscar uma Carteira
Noticias