AMÉRICAS E CARIBE 2009 - SÃO PAULO - BRASIL
EM BREVE
Entrevista com Dante Camacho


Dante com o Border Collie Best.

Em 2008, pela primeira vez na história do Agility brasileiro, tivemos uma dupla competindo no European Open. O campeonato foi realizado em Gelsenkirchen, na Alemanha, e Dante Camacho foi até lá representar a bandeira verde e amarela.

Dante que atualmente está no Canadá,conquistou o 8º lugar na categoria Standard com o seu BorderCollie Smeagal.

Uma ótima estreia para o Brasil nesse Campeonato, em que as melhores duplas do mundo competem. Por isso o escolhemos, Dante Camacho, para a nossa segunda entrevista sobre o EO.

CBA: Dante,você ja participou de um EO. Como é o clima da competição?
Dante: Participei do AE na Alemanha em 2008. O clima da competição é bem descontraído, muita gente e muitos cães por todos os lados e por ser em local aberto, muito espaço para os cães e podíamos até assistir as provas com nossos cães. Na Bélgica acredito que as pistas serão cobertas e provavelmente o espaço será mais limitado.

CBA: Como foi a experiência dentro de pista?
Dante: A experiência dentro de pista foi muito boa, me senti relaxado e o fato de termos que nos qualificar para a final não pareceu me influenciar e pude competir sem sentir pressão. Um dos motivos é o fato de serem múltiplas pistas e não sermos o centro de todas as atenções toda vez que entramos em pista.

Dante e Cuica no Mundial de 2005.

CBA: Você já havia participado de uma competição internacional antes? Pode comparar as experiências?
Dante: Eu já tinha participado do Américas e Caribe e de Mundiais, ambos são bem diferentes por terem somente uma pista onde tudo acontece. O número de competidores também é bem menor e a qualidade dos competidores presentes é, no geral, um pouco mais alta. 
O fato de cada país poder trazer um número grande de competidores para o AE faz com que muitos competidores presentes sejam menos experientes.

O Mundial tem uma dinâmica diferente e parece ter eletricidade no ar, durante as provas o público está sempre engajado e participando. No AE a emoção parece ser deixada para a final e as provas iniciais lembram mais uma competição normal.

Veja o vídeo da final em que Dante e Smeagal conquistaram o 8º lugar!

Dante estará novamente no EO deste ano, mas dessa vez competindo pelo Canadá.
Além disso, ele estará participando do 7º Workshop Internacional de Agility em Troisdorf, entre os dias 22 e 24 de Julho, data que antecede a competição, ao lado de AlenMarekovic (CRO), HinkyNickels (LUX), Sergio Souza (POR), Elicia Calhoun (EUA), SteffenRuschinsky (ALE) e SabineZepf (ALE).

Abaixo foto do Workshop em Troisdorf de 2008.

Desejamos ao Dante, boa sorte na edição deste ano!


No ar desde:23/05/2013

VOLTAR