HOTSITE WC2010
História - de 1999 a 2002
O Mundial da Alemanha 2010 será o 12º em que teremos uma equipe Brasileira presente. A primeira fez foi em 1999. De lá para cá evoluímos muito e já fomos ao pódio quatro vezes, todas elas por equipes.

WC1999 - as datas divergem, mas o início do agility no Brasil ocorreu por volta de 1994 e o primeiro Campeonato Brasileiro naquele ano em que pela primeira vez tivemos duplas disputando um mundial.

Na ocasião Sam, Hélio e José Luiz estavam inscritos para a competição. No entanto apenas Sam e Hélio entraram em pista. Zézinho que iria entrar com Blue achou que o cão não estava preparado ainda para um certame tão importante.

Sam Gottlieb que entrou com Claus (Border Collie) no WC1999, realizado na Alemanha, faleceu esse ano. A melhor colocação naquele mundial de um Brasileiro foi dele, a 109ª.

WC2000 - na Filândia o Brasil teve uma equipe maior. Com mais cães, nas duas categorias os resultados foram melhores. Outra época. Zézinho, por exemplo, tinha três cães, sendo dois Poodles e um Pastor Alemão. A melhor colocação foi dele, uma 32ª posição com Kika (Poodle) no mini.

Nesse mundial tivemos a estréia de dois condutores que ficaram bem conhecidos no agility brasileiro. Samir e Tamaio faziam parte da seleção.

WC2001 - em Portugal, no Porto, elevamos um pouco mais nosso desempenho por equipes. Em 99 não tivemos times completos. Em 200 sim. Mas foi em 2001 que começamos a subir na tabela. Na regra ainda não haviam times Midis, então eram apenas cães Minis e Standards que disputavam as provas.

O 13º lugar entre os Minis e a 8ª posição entre os Standards foi um avanço pra nós.

Tamaio, com Pikachu (Terrier Brasileiro) terminou individualmente o Mundial na 8ª posição. Durante muito tempo essa foi a melhor colocação individual de uma dupla Brasileira.

WC2002 - de volta a Alemanha, onde tudo para nós começou o Brasil levou apenas cães Standards, embora aquele tenha sido o primeiro Mundial com as três categorias presentes: mini, midi e standard.

Tamaio, Samy, Dan, Samir e Eugenio foram os condutores que entraram em pista. No desfile todos usaram a camisa 9 do Brasil, pertencente a Ronaldo que havia feito dois gols na final da Copa do Mundo de Futebol daquele ano contra a Alemanha.

Individualmente a melhor colocação foi a 17ª posição de Tamaio com Billy1 (Border Collie). Por times o desempenho foi o melhor. Terminamos como Campeões Mundiais Standard o WC2002. O feito foi muito representativo para nosso Agility. Praticávamos o esporte há pouco mais de 8 anos e aquele era apenas o 4 mundial de uma equipe. Aquela era praticamente a primeira geração de cães competitivos que havíamos gerado e chegamos ao topo.

Fabiano Estigarribia

Leia também:
HISTÓRIA DE 2003 a 2006
Publicado: 09/09/2010
Voltar